EXERCÍCIO DE CLASSIFICAÇÃO SILÁBICA
EXERCÍCIO AQUI
EXERCÍCIOS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Texto I
A FLORESTA DO CONTRÁRIO
Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto.E poluição também. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram explusar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar.
(Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)
Texto II CIMENTO ARMADO
Batem estacas no terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.
Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras
De roseirais.
Batem estacas no terreno morto.
Século vinte...
Vida de aço...
Cimento armado!
Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor
*****************************************************************
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1) Assinale a opção correta.
a) Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:
( ) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
( ) A preservação dos recursos naturais.
( ) Nenhuma das alternativas anteriores.
b) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:
( ) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
( ) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
c) Para “expulsar toda aquela sujeira” e se instalarem no seu lugar, as árvores tiveram que lutar. A parte do texto que confirma o fato de certas árvores conservarem os sinais de sua luta é :
( ) “ Todas as florestas existem antes dos homens.”
( ) “ Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro.”
d) No texto II o poeta fala do prédio como se ele fosse uma pessoa em :
( ) ” Um prédio de dez andares.”
( ) “ Terá seu corpo de cimento armado.”
e) O poeta se refere a pássaros presos, terraços tristes, porque :
( ) os terraços são pintados de preto e cinza.
( ) os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, as pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas.
2) Escreva certo ou errado de acordo com os textos:
a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore.
b) As goiabeiras e os roseiras foram conservadas após a construção do novo prédio.
c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio.
d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza.
e)Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I.
**********************************************************
III- GRAMÁTICA
1.Não são paroxítonas as palavras:
a) salada - varanda - tarde d) amanhã - última - perdão
b) leite - escada - senhora e) verdade - presença - janela
c) violetas - brigas – mesa
2.Aponte o único conjunto onde há erro de divisão silábica:
a) flui-do, sa-guão, dig-no
b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, trans-pa-ren-te
c) con-vic-ção, subma-ri-no, rit-mo
d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô
3.Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:
a) mas-sa, i-gu-al, miú-da
b) cons-truir, igual, cri-ei
c) cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da
d) me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-çõ-es
4.De acordo com a separação silábica, qual o grupo de palavras abaixo está totalmente correto?
a) as-si-na-da, chei-ro, ma-de-i-ra
b) ex-ces-so, cac-to, des-cer
c) avi-so, per-spi-caz, em-pa-pa-da, pa-i-nei-ra
d) extra-or-di-ná-rio, ve-lha, fel-ds-pa-tomi-nha, in-fân-cia
5.Classificou-se, corretamente, o grupo vocálico da palavra dada em:
a) caótico - ditongo nasal
b) série - ditongo decrescente
c) estóico - ditongo crescente
d) viúva - hiato
e) pequei - tritongo
6.Devem ser acentuadas todas as palavras da opção:
a) taxi - juri - gas
b) ritmo - amor - lapis
c) chines - ruim - jovem
d) juriti - gratis - traz
e) açucar - abacaxi – molestia
7.A única alternativa em que nenhuma palavra deve ser acentuada graficamente é:
a)preto - orgão - seres
b)atras - medo - garoa
c)item - nuvem - erro
d)juri - governo -odio
e)tatu - cores – carater
8.Em que conjunto todas as palavras são oxítonas?
a)exame- xale- exceção
b)chapa- cachecol - próximo
c)nariz- bombom – urubu -
d)caju- caderno- lápis
e)trouxe- texto- léxico
9) Assinale a sentença verdadeira:
a)Todas as proparoxítonas são acentuadas.
b)As oxítonas terminadas em i ou u que não sejam acompanhadas de hiato são acentuadas.
c)As paroxítonas terminadas em a , e ou o são acentuadas.
d)As oxítonas terminadas em i,u, is, iz ou us são acentuadas .
e)Nem todas as proparoxítonas são acentuadas.
EXERCÍCIO AQUI
EXERCÍCIOS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Texto I
A FLORESTA DO CONTRÁRIO
Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto.E poluição também. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram explusar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar.
(Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)
Texto II CIMENTO ARMADO
Batem estacas no terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.
Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras
De roseirais.
Batem estacas no terreno morto.
Século vinte...
Vida de aço...
Cimento armado!
Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor
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INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1) Assinale a opção correta.
a) Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:
( ) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
( ) A preservação dos recursos naturais.
( ) Nenhuma das alternativas anteriores.
b) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:
( ) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
( ) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
c) Para “expulsar toda aquela sujeira” e se instalarem no seu lugar, as árvores tiveram que lutar. A parte do texto que confirma o fato de certas árvores conservarem os sinais de sua luta é :
( ) “ Todas as florestas existem antes dos homens.”
( ) “ Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro.”
d) No texto II o poeta fala do prédio como se ele fosse uma pessoa em :
( ) ” Um prédio de dez andares.”
( ) “ Terá seu corpo de cimento armado.”
e) O poeta se refere a pássaros presos, terraços tristes, porque :
( ) os terraços são pintados de preto e cinza.
( ) os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, as pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas.
2) Escreva certo ou errado de acordo com os textos:
a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore.
b) As goiabeiras e os roseiras foram conservadas após a construção do novo prédio.
c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio.
d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza.
e)Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I.
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III- GRAMÁTICA
1.Não são paroxítonas as palavras:
a) salada - varanda - tarde d) amanhã - última - perdão
b) leite - escada - senhora e) verdade - presença - janela
c) violetas - brigas – mesa
2.Aponte o único conjunto onde há erro de divisão silábica:
a) flui-do, sa-guão, dig-no
b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, trans-pa-ren-te
c) con-vic-ção, subma-ri-no, rit-mo
d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô
3.Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:
a) mas-sa, i-gu-al, miú-da
b) cons-truir, igual, cri-ei
c) cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da
d) me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-çõ-es
4.De acordo com a separação silábica, qual o grupo de palavras abaixo está totalmente correto?
a) as-si-na-da, chei-ro, ma-de-i-ra
b) ex-ces-so, cac-to, des-cer
c) avi-so, per-spi-caz, em-pa-pa-da, pa-i-nei-ra
d) extra-or-di-ná-rio, ve-lha, fel-ds-pa-tomi-nha, in-fân-cia
5.Classificou-se, corretamente, o grupo vocálico da palavra dada em:
a) caótico - ditongo nasal
b) série - ditongo decrescente
c) estóico - ditongo crescente
d) viúva - hiato
e) pequei - tritongo
6.Devem ser acentuadas todas as palavras da opção:
a) taxi - juri - gas
b) ritmo - amor - lapis
c) chines - ruim - jovem
d) juriti - gratis - traz
e) açucar - abacaxi – molestia
7.A única alternativa em que nenhuma palavra deve ser acentuada graficamente é:
a)preto - orgão - seres
b)atras - medo - garoa
c)item - nuvem - erro
d)juri - governo -odio
e)tatu - cores – carater
8.Em que conjunto todas as palavras são oxítonas?
a)exame- xale- exceção
b)chapa- cachecol - próximo
c)nariz- bombom – urubu -
d)caju- caderno- lápis
e)trouxe- texto- léxico
9) Assinale a sentença verdadeira:
a)Todas as proparoxítonas são acentuadas.
b)As oxítonas terminadas em i ou u que não sejam acompanhadas de hiato são acentuadas.
c)As paroxítonas terminadas em a , e ou o são acentuadas.
d)As oxítonas terminadas em i,u, is, iz ou us são acentuadas .
e)Nem todas as proparoxítonas são acentuadas.
BATERIA DE EXERCÍCIOS - PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Prof. Maria Helena
Quinta-feira, 14 de abril de 2011
1. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo
processo:
a) ajoelhar / antebraço / assinatura
b) atraso / embarque / pesca
c) o jota / o sim / o tropeço
d) entrega / estupidez / sobreviver
e) antepor / exportação / sanguessuga
2. (BB) A palavra "aguardente" formou-se por:
a) hibridismo d) parassíntese
b) aglutinação e) derivação regressiva
c) justaposição
3. (AMAN) Que item contém somente palavras formadas por justaposição?
a) desagradável - complemente
b) vaga-lume - pé-de-cabra
c) encruzilhada - estremeceu
d) supersticiosa - valiosas
e) desatarraxou - estremeceu
4. (UE-PR) "Sarampo" é:
a) forma primitiva
b) formado por derivação parassintética
c) formado por derivação regressiva
d) formado por derivação imprópria
e) formado por onomatopéia
5. (EPCAR) Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à seqüência numérica encontrada:
( ) aguardente 1) justaposição
( ) casamento 2) aglutinação
( ) portuário 3) parassíntese
( ) pontapé 4) derivação sufixal
( ) os contras 5) derivação imprópria
( ) submarino 6) derivação prefixal
( ) hipótese
a) 1, 4, 3, 2, 5, 6, 1 d) 2, 3, 4, 1, 5, 3, 6
b) 4, 1, 4, 1, 5, 3, 6 e) 2, 4, 4, 1, 5, 3, 6
c) 1, 4, 4, 1, 5, 6, 6
6. (CESGRANRIO) Indique a palavra que foge ao processo de formação de chapechape:
a) zunzum d) tlim-tlim
b) reco-reco e) vivido
c) toque-toque
7. (UF-MG) Em que alternativa a palavra sublinhada resulta de derivação imprópria?
Às sete horas da manhã começou o trabalho principal: a votação.
Pereirinha estava mesmo com a razão. Sigilo... Voto secreto ... Bobagens, bobagens!
Sem radical reforma da lei eleitoral, as eleições continuariam sendo uma farsa!
Não chegaram a trocar um isto de prosa, e se entenderam.
Dr. Osmírio andaria desorientado, senão bufando de raiva.
8. (AMAN) Assinale a série de palavras em que todas são formadas por parassíntese:
a) acorrentar, esburacar, despedaçar, amanhecer
b) solução, passional, corrupção, visionário
c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente
d) biografia, macróbio, bibliografia, asteróide
e) acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo
9. (FFCL SANTO ANDRÉ) As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formadas por:
a) derivação d) composição
b) onomatopéia e) prefixação
c) hibridismo
10. (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação:
a) readquirir, predestinado, propor d) irrestrito, antípoda, prever
b) irregular, amoral, demover e) dever, deter, antever
c) remeter, conter, antegozar
11. (LONDRINA-PR) A palavra resgate é formada por derivação:
a) prefixal d) parassintética
b) sufixal e) imprópria
c) regressiva
12. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que nem todas as palavras são de um mesmo radical:
a) noite, anoitecer, noitada d) festa, festeiro, festejar
b) luz, luzeiro, alumiar e) riqueza, ricaço, enriquecer
c) incrível, crente, crer
13. (SANTA CASA) Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética?
a) Lá vem ele, vitorioso do combate.
b) Ora, vá plantar batatas!
c) Começou o ataque.
d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.
e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.
14. (UF-MG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:
a) derivação parassintética - Onde se viu perversidade semelhante?
b) derivação prefixal - Não senhor, não procedi nem percorri.
c) derivação regressiva - Preciso falar-lhe amanhã, sem falta.
d) derivação sufixal - As moças me achavam maçador, evidentemente.
e) derivação imprópria - Minava um apetite surdo pelo jantar.
15. (UF-MG) Em "O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua", há, respectivamente:
a) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição
b) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação
c) dois elementos formados por justaposição
d) dois elementos formados por aglutinação
e) n.d.a
16. (UF-SC) Aponte a alternativa cujas palavras são respectivamente formadas por justaposição, aglutinação e parassíntese:
a) varapau - girassol - enfaixar
b) pontapé - anoitecer - ajoelhar
c) maldizer - petróleo - embora
d) vaivém - pontiagudo - enfurece
e) penugem - plenilúdio - despedaça
17. (UF SÃO CARLOS) Considerando-se os vocábulos seguintes, assinalar a alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e derivação sufixal, precisamente nesta ordem:
embarque
histórico
cruzes!
porquê
fala
sombrio
a) 2-5, 1-4, 3-6 d) 2-3, 5-6, 1-4
b) 1-4, 2-5, 3-6 e) 3-6, 2-5, 1-4
c) 1-5, 3-4, 2-6
18. (VUNESP) Em "... gordos irlandeses de rosto vermelho..." e "... deixa entrever o princípio de uma tatuagem.", os termos grifados são formados, respectivamente, a partir de processos de:
a) derivação prefixal e derivação sufixal
b) composição por aglutinação e derivação prefixal
c) derivação sufixal e composição por justaposição
d) derivação sufixal e derivação prefixal
e) derivação parassintética e derivação sufixal
19. (FURG-RS) A alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo processo de composição é:
a) passatempo - destemido - subnutrido
b) pernilongo - pontiagudo - embora
c) leiteiro - histórico - desgraçado
d) cabisbaixo - pernalta - vaivém
e) planalto - aguardente - passatempo
20. (UFF-RIO) O vocábulo catedral, do ponto de vista de sua formação é:
a) primitivo
b) composto por aglutinação
c) derivação sufixal
d) parassintético
e) derivado regressivo de catedrático
processo:
a) ajoelhar / antebraço / assinatura
b) atraso / embarque / pesca
c) o jota / o sim / o tropeço
d) entrega / estupidez / sobreviver
e) antepor / exportação / sanguessuga
2. (BB) A palavra "aguardente" formou-se por:
a) hibridismo d) parassíntese
b) aglutinação e) derivação regressiva
c) justaposição
3. (AMAN) Que item contém somente palavras formadas por justaposição?
a) desagradável - complemente
b) vaga-lume - pé-de-cabra
c) encruzilhada - estremeceu
d) supersticiosa - valiosas
e) desatarraxou - estremeceu
4. (UE-PR) "Sarampo" é:
a) forma primitiva
b) formado por derivação parassintética
c) formado por derivação regressiva
d) formado por derivação imprópria
e) formado por onomatopéia
5. (EPCAR) Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à seqüência numérica encontrada:
( ) aguardente 1) justaposição
( ) casamento 2) aglutinação
( ) portuário 3) parassíntese
( ) pontapé 4) derivação sufixal
( ) os contras 5) derivação imprópria
( ) submarino 6) derivação prefixal
( ) hipótese
a) 1, 4, 3, 2, 5, 6, 1 d) 2, 3, 4, 1, 5, 3, 6
b) 4, 1, 4, 1, 5, 3, 6 e) 2, 4, 4, 1, 5, 3, 6
c) 1, 4, 4, 1, 5, 6, 6
6. (CESGRANRIO) Indique a palavra que foge ao processo de formação de chapechape:
a) zunzum d) tlim-tlim
b) reco-reco e) vivido
c) toque-toque
7. (UF-MG) Em que alternativa a palavra sublinhada resulta de derivação imprópria?
Às sete horas da manhã começou o trabalho principal: a votação.
Pereirinha estava mesmo com a razão. Sigilo... Voto secreto ... Bobagens, bobagens!
Sem radical reforma da lei eleitoral, as eleições continuariam sendo uma farsa!
Não chegaram a trocar um isto de prosa, e se entenderam.
Dr. Osmírio andaria desorientado, senão bufando de raiva.
8. (AMAN) Assinale a série de palavras em que todas são formadas por parassíntese:
a) acorrentar, esburacar, despedaçar, amanhecer
b) solução, passional, corrupção, visionário
c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente
d) biografia, macróbio, bibliografia, asteróide
e) acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo
9. (FFCL SANTO ANDRÉ) As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formadas por:
a) derivação d) composição
b) onomatopéia e) prefixação
c) hibridismo
10. (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação:
a) readquirir, predestinado, propor d) irrestrito, antípoda, prever
b) irregular, amoral, demover e) dever, deter, antever
c) remeter, conter, antegozar
11. (LONDRINA-PR) A palavra resgate é formada por derivação:
a) prefixal d) parassintética
b) sufixal e) imprópria
c) regressiva
12. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que nem todas as palavras são de um mesmo radical:
a) noite, anoitecer, noitada d) festa, festeiro, festejar
b) luz, luzeiro, alumiar e) riqueza, ricaço, enriquecer
c) incrível, crente, crer
13. (SANTA CASA) Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética?
a) Lá vem ele, vitorioso do combate.
b) Ora, vá plantar batatas!
c) Começou o ataque.
d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.
e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.
14. (UF-MG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:
a) derivação parassintética - Onde se viu perversidade semelhante?
b) derivação prefixal - Não senhor, não procedi nem percorri.
c) derivação regressiva - Preciso falar-lhe amanhã, sem falta.
d) derivação sufixal - As moças me achavam maçador, evidentemente.
e) derivação imprópria - Minava um apetite surdo pelo jantar.
15. (UF-MG) Em "O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua", há, respectivamente:
a) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição
b) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação
c) dois elementos formados por justaposição
d) dois elementos formados por aglutinação
e) n.d.a
16. (UF-SC) Aponte a alternativa cujas palavras são respectivamente formadas por justaposição, aglutinação e parassíntese:
a) varapau - girassol - enfaixar
b) pontapé - anoitecer - ajoelhar
c) maldizer - petróleo - embora
d) vaivém - pontiagudo - enfurece
e) penugem - plenilúdio - despedaça
17. (UF SÃO CARLOS) Considerando-se os vocábulos seguintes, assinalar a alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e derivação sufixal, precisamente nesta ordem:
embarque
histórico
cruzes!
porquê
fala
sombrio
a) 2-5, 1-4, 3-6 d) 2-3, 5-6, 1-4
b) 1-4, 2-5, 3-6 e) 3-6, 2-5, 1-4
c) 1-5, 3-4, 2-6
18. (VUNESP) Em "... gordos irlandeses de rosto vermelho..." e "... deixa entrever o princípio de uma tatuagem.", os termos grifados são formados, respectivamente, a partir de processos de:
a) derivação prefixal e derivação sufixal
b) composição por aglutinação e derivação prefixal
c) derivação sufixal e composição por justaposição
d) derivação sufixal e derivação prefixal
e) derivação parassintética e derivação sufixal
19. (FURG-RS) A alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo processo de composição é:
a) passatempo - destemido - subnutrido
b) pernilongo - pontiagudo - embora
c) leiteiro - histórico - desgraçado
d) cabisbaixo - pernalta - vaivém
e) planalto - aguardente - passatempo
20. (UFF-RIO) O vocábulo catedral, do ponto de vista de sua formação é:
a) primitivo
b) composto por aglutinação
c) derivação sufixal
d) parassintético
e) derivado regressivo de catedrático
BATERIA DE EXERCÍCIO - MORFOLOGIA
PROF. ASTÂNIA
1. (IBGE) Assinale o par de frases em que as palavras sublinhadas são substantivo e pronome, respectivamente:
A imigração tornou-senecessária. / É dever cristão praticar o bem.
A. A Inglaterra éresponsável por sua economia. / Havia muito movimento na praça.
B. Fale sobre tudoo que for preciso. / O consumo de drogas é condenável.
C. Pessoasinconformadas lutaram pela abolição. / Pesca-se muito em Angra dos Reis.
D. Osprejudicados não tinham o direito de reclamar. / Não entendi o que você disse.
2. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a locução grifada tem valor adjetivo:
A. "Comprei móveis e objetos diversos que entrei a utilizarcom receio."
B. "Azevedo Gondim compôssobre ela dois artigos."
C. "Pediu-mecom voz baixa cinqüenta mil réis."
D. "Expliqueiem resumo a prensa, o dínamo, as serras..."
E. "Resolvi abrir o olho para que vizinhossem escrúpulos não se apoderassem do que era delas."
3. (EPCAR) Aponte a alternativa em que a palavra em negrito é conjunção explicativa:
A)Como estivesse cansado, não foi trabalhar.
B)Assim que fores ao Rio, não te esqueças de avisar-me.
C) Retirou-se antes,já que assim o quis.
D) Não se aborreça,que estamos aqui para ouvi-lo.
E) Não compareceu,porque não foi avisado.
4. (PUC) No trecho: "E oazul, o azul virginal onde as águias e os astros gozam, tornou-se o azul espiritualizado...", as palavras destacadas correspondem morfologicamente, pela ordem, a:
A) adjetivo - pronome relativo - substantivo - pronome relativo
B) substantivo - pronome relativo - substantivo - pronome reflexivo
C) adjetivo - advérbio - substantivo - pronome reflexivo
D) substantivo - advérbio - advérbio - pronome relativo
E) adjetivo - conjunção - substantivo - pronome
5. (UF-ES) Milhão tem como ordinal correspondente milionésimo. A relação entre cardinais e ordinais se apresentainadequada na opção:
A) cinqüenta - qüinquagésimo, novecentos e um - nongentésimo primeiro
B) setenta - setuagésimo, quatrocentos e trinta - quadringentésimo trigésimo
C) oitenta - octingentésimo (oitenta - octogésimo), trezentos e vinte - trecentésimo vigésimo
D) quarenta - quadragésimo, duzentos e quatro - ducentésimo quarto
E) noventa - nonagésimo, seiscentos e sessenta - sexcentésimo sexagésimo
6. (ITA) Nos trechos: "A menina conduz-mediante do leão..."; "... sobre o focinho contei nove ou dez moscas..."; "... a juba emaranhada e sem brilho."
Sob o ponto de vista gramatical, os termos destacados são, respectivamente:
A) locução adverbial, locução adverbial, locução adverbial
B) locução conjuntiva, locução adjetiva, locução adverbial
C) locução adjetiva, locução adverbial, locução verbal
D) locução prepositiva, locução adverbial, locução adjetiva
E) locução adverbial, locução prepositiva, locução adjetiva
7. (FECAP) Classifique as palavrascomo nas construções seguintes, numerando, convenientemente, os parênteses:
1) preposição
2) conj. subord. causal
3) conj. subord. conformativa
4) conj. coord. aditiva
5) adv. interrogativo de modo
( ) Perguntamos como chegaste aqui.
( ) Percorrera as salas como eu mandara.
( ) Tinha-o como amigo.
( ) Como estivesse frio, fiquei em casa.
( ) Tanto ele como o irmão são meus amigos.
A) 2 - 4 - 5 - 3 - 1 B) 3 - 1 - 2 - 4 - 5 C) 4 - 5 - 3 - 1 - 2 D) 1 - 2 - 4 - 5 - 3 E) 5 - 3 - 1 - 2 - 4
8. (PUC) Assinale a alternativa em que aparece a conjunção finalque:
A) Não sei que digo a você.
B) Cinco dias são passados que dali saímos.
C) Peço a Deus que te faça venturoso.
D) Crio estas crianças, que vês, que refrigério sejam da minha velhice.
9. (PUCC) Assinale a alternativa onde a palavra em destaque é pronome:
A) O homemque chegou é meu amigo.
B) Notei umquê de tristeza em seu rosto.
C) Importa que compareçamos.
D) Ele éque disse isso!
E) Vão terque dizer a verdade.
10. (UM-SP) Assinale a alternativa em que há erro:
A) Li a notícia noEstado de São Paulo.
B) Li a notícia emO Estado de São Paulo.
C) Esta notícia, eu a vi emA Gazeta.
D) Vi essa notícia emA Gazeta
E) Foi em O Estado de São Paulo que li a notícia.
A imigração tornou-se
A. A Inglaterra é
B. Fale sobre tudo
C. Pessoas
D. Os
2. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a locução grifada tem valor adjetivo:
A. "Comprei móveis e objetos diversos que entrei a utilizar
B. "Azevedo Gondim compôs
C. "Pediu-me
D. "Expliquei
E. "Resolvi abrir o olho para que vizinhos
3. (EPCAR) Aponte a alternativa em que a palavra em negrito é conjunção explicativa:
A)
B)
C) Retirou-se antes,
D) Não se aborreça,
E) Não compareceu,
4. (PUC) No trecho: "E o
A) adjetivo - pronome relativo - substantivo - pronome relativo
B) substantivo - pronome relativo - substantivo - pronome reflexivo
C) adjetivo - advérbio - substantivo - pronome reflexivo
D) substantivo - advérbio - advérbio - pronome relativo
E) adjetivo - conjunção - substantivo - pronome
5. (UF-ES) Milhão tem como ordinal correspondente milionésimo. A relação entre cardinais e ordinais se apresenta
A) cinqüenta - qüinquagésimo, novecentos e um - nongentésimo primeiro
B) setenta - setuagésimo, quatrocentos e trinta - quadringentésimo trigésimo
C) oitenta - octingentésimo (oitenta - octogésimo), trezentos e vinte - trecentésimo vigésimo
D) quarenta - quadragésimo, duzentos e quatro - ducentésimo quarto
E) noventa - nonagésimo, seiscentos e sessenta - sexcentésimo sexagésimo
6. (ITA) Nos trechos: "A menina conduz-me
Sob o ponto de vista gramatical, os termos destacados são, respectivamente:
A) locução adverbial, locução adverbial, locução adverbial
B) locução conjuntiva, locução adjetiva, locução adverbial
C) locução adjetiva, locução adverbial, locução verbal
D) locução prepositiva, locução adverbial, locução adjetiva
E) locução adverbial, locução prepositiva, locução adjetiva
7. (FECAP) Classifique as palavras
1) preposição
2) conj. subord. causal
3) conj. subord. conformativa
4) conj. coord. aditiva
5) adv. interrogativo de modo
( ) Perguntamos como chegaste aqui.
( ) Percorrera as salas como eu mandara.
( ) Tinha-o como amigo.
( ) Como estivesse frio, fiquei em casa.
( ) Tanto ele como o irmão são meus amigos.
A) 2 - 4 - 5 - 3 - 1 B) 3 - 1 - 2 - 4 - 5 C) 4 - 5 - 3 - 1 - 2 D) 1 - 2 - 4 - 5 - 3 E) 5 - 3 - 1 - 2 - 4
8. (PUC) Assinale a alternativa em que aparece a conjunção final
A) Não sei que digo a você.
B) Cinco dias são passados que dali saímos.
C) Peço a Deus que te faça venturoso.
D) Crio estas crianças, que vês, que refrigério sejam da minha velhice.
9. (PUCC) Assinale a alternativa onde a palavra em destaque é pronome:
A) O homem
B) Notei um
C) Importa que compareçamos.
D) Ele é
E) Vão ter
10. (UM-SP) Assinale a alternativa em que há erro:
A) Li a notícia no
B) Li a notícia em
C) Esta notícia, eu a vi em
D) Vi essa notícia em
E) Foi em O